NOTÍCIAS

Entenda melhor sobre leilão Extrajudicial e Judicial

Sumaré Leilões
08/01/2020
- Comentários

Não há dúvidas de que o mercado de leilões é extremamente abrangente, e que as vantagens em participar de um leilão são diversas! Por meio dele é possível leiloar Automóveis, Maquinários, Equipamentos, Inservíveis, mobiliário, Imóveis e muito mais. As vendas por esse meio podem ocorrer de forma online/presencial ou de maneira simultânea, sendo os bens vendidos por motivos judiciais e extrajudiciais. Conheça esses dois tipos de leilão e saiba quais são as diferenças!

Leilão Judicial 

O leilão judicial é uma determinação judicial, onde o juiz leva o imóvel a leilão público, para que o dinheiro do imóvel arrematado seja voltado ao pagamento da dívida do devedor. Com base no dispositivo legal, o processo ocorre em pelo menos duas etapas.

Só poderá comprar depois que formalidades processuais forem cumpridas, isso não inibe os riscos, porém, eles são minimizados quando ocorre uma análise preventiva.

Leilão Extrajudicial  

O leilão extrajudicial, também conhecido como leilão empresarial, não é realizado pela Justiça, nem sempre decorre de um processo judicial. Na maioria dos casos, as vendas são realizadas por Instituições Financeiras que foi decorrente da falta de cumprimento de uma obrigação dos contratos dos consumidores.

Um dos benefícios do leilão extrajudicial, dos bancos por exemplo, é que com eles, é possível arrematar por um valor bem menor do que o de mercado e, dependendo do lance, ainda é possível financiar o lance. Além disso, o tempo marcado de resolução pode ser reduzido porque a compra e o direito de propriedade sobre o imóvel são processos rápidos.

Fonte: Diário Oficial

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de leilão, siga-nos em nossas redes sociais e se inscreva em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

#ESSEÉOLANCE


Compartilhe:

Notícias Recomendadas

A plataforma Sumaré Leilões tem o prazer de anunciar o lançamento dos Canais Sumaré Leilões no WhatsApp, um novo espaço (..)

Oportunidade única para investidores e futuros proprietários adquirirem terrenos na encantadora cidade de São Pedro-SPA (..)

A Sumaré Leilões já aceita lances para o arremate dos mais de 25 terrenos da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, local(..)