NOTÍCIAS

Vale a pena comprar Veículos Sinistrados em Leilão?

Sumaré Leilões
13/09/2022
- Comentários


Para entender se tem ou não vantagem, primeiro é preciso saber o que é um veículo sinistrado. O chamado “evento de sinistro” é quando um veículo passa por algum tipo de incidente e tem os seus componentes mecânicos e estruturais danificados, onde envolve a substituição total de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, que quando reparados, permitem o normal funcionamento do veículo. Outro caso comum, é quando o veículo é roubado, mas possui seguro com cobertura.


Entretanto, para que não haja confusão, existem tipos diferentes de sinistros. Um caso de sinistro pode ser considerado parcial ou integral, de acordo com o dano causado ao bem. Quando um veículo pode ser reparado, ele é classificado como sinistro parcial. Já quando não há forma de reparo, também chamado de “perda total”, ele é considerado sinistro integral - que no nosso caso, vendemos apenas como desmonte ou prensa.


Uma vez que algum veículo sofre qualquer tipo de sinistro, essa informação estará eternamente registrada em seu histórico. Isso é necessário para quando o mesmo automóvel passar por qualquer tipo de negociação (venda, troca ou repasse), esteja claro todas as suas condições.


Contudo, acidentes de natureza menor podem não ter a mesma influência daqueles que são mais graves. Por isso, os sinistros são classificados de acordo com a análise de cada acidente que ocorre ao bem. São 48 componentes a serem avaliados, cada um com uma pontuação diferente. A soma desses pontos vai colocar o veículo sinistrado em uma das seguintes três classificações: 

  • Pequena monta (até 20 pontos, não sendo informado no documento); 
  • Média monta (entre 21 e 30 pontos, já sendo informado no documento);
  • Grande monta (superior a 30 pontos, o que torna o veículo irrecuperável).


Quando o veículo é classificado com danos de média ou grande monta, seu documento fica bloqueado administrativamente no DETRAN, e ele precisa passar por uma inspeção em um posto credenciado pelo INMETRO para estar apto a rodar novamente.


Vantagem de comprar um Veículo Sinistrado em Leilão


Se você possui um veículo que foi sinistrado, a desvalorização pode acontecer no momento da revenda. Por isso, a expectativa é que seu valor seja de 20% a 40% menor que o da tabela usada no mercado. Por outro lado, se você estiver comprando o veículo com apontamento de sinistro, pagará mais barato, e essa é a vantagem de arrematar em leilão. Aqui na Sumaré Leilões, os veículos vendidos com direito a documento, que consta "Sinistro Recuperado", já passaram por regularização do INMETRO e não haverá problemas quanto à transferência, não sendo necessária nova vistoria deste órgão.


Um veículo comprado em leilão, em sua natureza, já consta um valor menor do que o mercado e, em conjunto com o carimbo de sinistro, esse valor fica ainda menor. Desta forma, um veículo sinistrado é uma excelente escolha para quem está buscando comprar em leilão. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de atendimento.






Compartilhe:

Notícias Recomendadas

No dia 17 de maio, prepare-se para uma oportunidade única de equipar seu consultório odontológico com economia. A Sumaré(..)

A plataforma Sumaré Leilões tem o prazer de anunciar o lançamento dos Canais Sumaré Leilões no WhatsApp, um novo espaço (..)

Oportunidade única para investidores e futuros proprietários adquirirem terrenos na encantadora cidade de São Pedro-SPA (..)